Our Blog

Monitoramento das demandas, implantação de metodologias e procedimentos, utilização de frameworks… Afinal, o que é gestão de TI?
A tecnologia invadiu definitivamente as empresas. Num piscar de olhos, o TI passou a ser departamento-chave de instituições de todos os segmentos. Novos termos passaram a fazer parte do nosso vocabulário e a palavra gestão virou rotineira. Mas, afinal, o que é gestão de TI?
Os últimos anos do século XX trouxeram algo inimaginável ao mundo dos negócios: a bolha da Internet. O alto investimento nas “empresas ponto” com provocou uma reviravolta no mercado de ações. Do auge à queda, foram basicamente cinco anos.
Resistiram ao estouro negativo da bolha as gigantes Google e Yahoo, que parecem estar indiscutivelmente estabelecidas no mercado tecnológico.
Tanto quanto as ferramentas da Google, as equipes de TI estão presentes na rotina diária das empresas. Mas será que conseguem mesmo executar uma boa gestão de TI? Não basta que os profissionais sejam ágeis e eficientes, solucionando a crescente demanda dos departamentos. Será que esse processo tem sido devidamente monitorado, existe um histórico dos atendimentos com análise de tempo e recursos dispendidos para a solução dos chamados?
Isso é gestão de TI. O setor de help desk precisa saber exatamente qual é a demanda da empresa para que possa traçar estratégias que contribuirão para o desempenho do core business.
Existem no mercado algumas ferramentas e metodologias que podem facilitar a gestão de TI como o  ITIL (Information Technology Infrastructure Library), o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) e o PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
Trata-se de guias de boas práticas, para implantação de procedimentos importantes para a gestão de Tecnologia da Informação, do contrário, sua equipe de TI correrá de um lado a outro, apagando incêndios, sem qualquer estratégia de prevenção. Uma boa gestão de TI trará a  implantação de frameworks, permitindo a funcionalidade dos processos.
Entre em contato conosco e saiba qual o melhor plano para a sua empresa.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *