Our Blog

0
5 (100%) 2 votes
Backup Disco ou Backup em Fita?

Ter um sistema eficaz e seguro de backup faz parte da lista de prioridades de empresas que desejam manter local de destaque no mercado de trabalho. Diante de falhas ou problemas técnicos com equipamentos, é necessário ter um espaço destinado à restauração de documentos importantes.

Outro motivo para manter uma rotina de backup é o extenso registro de processos, lista de clientes e outros dados que precisam ser arquivados por um longo tempo. Diante dessa imensidão, sabemos da necessidade de um espaço amplo de armazenamento.

Entre os recursos para arquivar dados, pode ser que você tenha dúvidas entre optar por backup em disco ou backup em fita. Saiba mais sobre esses dois recursos para que você compreenda o que mais se adéqua à sua realidade de como contratar.

 

Vantagens do Backup em Fita

 

  • Resistência – Em comparação aos discos, as fitas são feitas de materiais mais resistentes a choque. Além disso, os cartuchos possuem mecanismos capazes de armazenar a mídia com poucas peças móveis.
    Isso quer dizer que, se a unidade sofrer uma queda, por exemplo, as chances de as peças não se romperem com o impacto são grandes.
  • Migração de Arquivos– Outra vantagem da fita é a portabilidade. Você pode transportar os arquivos nelas armazenados para outros locais.
  • Durabilidade– A validade desse material é de, aproximadamente, 20 anos. Essa é mais uma vantagem em relação aos discos, que tendem a apresentar algum tipo de falha antes disso.
  • Proteção de Dados– Em termos de segurança, a fita também é mais confiável. A disseminação de vírus por meio desse material é praticamente nula porque, mesmo que transporte os dados para um disco, o arquivo original estará livre de ser infectado.

 

Vantagens do Backup em Disco

 

  • Custo – A grande vantagem desse recurso é o baixo custo inicial. Esses sistemas são econômicos. As unidades de disco com conexão via USB possuem preços acessíveis e rápida instalação.
  • Agilidade – Outra comodidade é a rápida gravação de dados de forma aleatória. A localização desses dados também é prática e versátil em comparação às fitas porque estas gravam os dados em sequência.
  • Flexibilidade– O disco permite um maior e mais flexível acesso aos dados e reduz o tempo de restauração dos mesmos. Além disso, ele pode ficar disponível on-line ou em uma rede. Com a fita, a localização de arquivos deverá ser feita de forma física.
  • Gerenciamento – Interligados por um sistema de rede, o backups em disco podem ser executados ao mesmo tempo ou pausados. Com o backup em fita, é necessário que todo o processo seja concluído para que os dados sejam armazenados.

 

A Duk Informática Te Ajuda a Encontrar a Melhor Solução.

Após ter lido e compreendido sobre cada um deles, sua resposta deve ultrapassar os limites da tecnologia ou dos custos. Você deve fazer uma análise detalhada das suas práticas empresariais e buscar pela contratação do serviço mais viável.

Caso tenha dúvidas, a equipe de profissionais da Duk Informática & Cloud está apta a te ajudar a encontrar a melhor estratégia para manter seus dados seguros. Trabalhamos com serviços e ferramentas atuais e de alta tecnologia relacionados aos dois sistemas. Entre em contato e tenha mais informações para proteger os dados do seu negócio.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *