Em meio a políticas de segurança virtual, serviços de detecção de violações e sistemas de controle de acesso há alguns erros que podem inviabilizar ou colocar barreiras que prejudicam a eficácia da segurança da informação de uma empresa.
Saiba quais são os mais comuns e de que forma Duk Informática cria medidas que devem ser tomadas para que as informações sejam protegidas de riscos e ameaças.
O acesso a dados mediante inserção de código de usuário e senhas comuns é o grande erro cometido pela maioria das empresas. Os cibercriminosos se aproveitam disso para invadir a rede e proceder com ações perigosas.
Como resolver- Além de criar vias de acesso mais seguras a partir da criação de senhas fortes, a melhor solução para esse problema é contratar serviços de monitoramento e suporte de TI. Dessa forma, é possível realizar backups seguros e garantir a integridade dos dados.
Spywares e malwares se aproveitam de situações de despreparo de algumas pessoas para atacarem. Nesse cenário, clicar em um link não confiável ou baixar um arquivo suspeito pode abrir caminhos para vírus ou outros tipos de ameaças.
Como resolver- Nesse caso, a melhor solução, além das devidas orientações aos membros da equipe acerca de crimes virtuais é a instalação e a atualização de um pacote eficaz de antivírus.
Os usuários, intencionalmente ou não, podem acessar sites indevidos, compartilhar links de acesso com terceiros ou deixar informações sigilosas disponíveis para cibercriminosos.
Como resolver- É preciso contratar profissionais capacitados para realizar o monitoramento dos processos de segurança a partir do uso de protocolos e ferramentas especializadas.
A falta de conhecimento a respeito da arquitetura da rede e a não atualização de softwares e sistemas de acesso podem abrir portas para ações de violação do sistema.
Solução: É necessário contratar um suporte de TI. Por meio dele, será possível implementar protocolos rígidos que garantem a atualização de todos os sistemas.
O grande problema desse item é a falso ideário de que crimes virtuais só acontecem na ficção ou em têm como alvo órgãos relacionados ao governo. Pessoas físicas, pequenas e médias empresas são tão suscetíveis como as grandes incorporações.
Solução: O ideal é contratar especialistas em segurança da informação que tenham habilidades para identificar vulnerabilidades e prevenir possíveis ataques.
Os cibercriminosos estão se especializando cada vez mais em ataques virtuais. Portanto, somente a tecnologia antivírus não é suficiente para prevenir ameaças mais complexas.
Solução: Além de manter o software antivírus atualizado, é necessário contratar um suporte de TI que crie rotinas de backup e armazenando de arquivos em ambientes seguros e criptografados.
Esse é um grande equívoco cometido pela maioria das empresas. O acesso de usuários que não estão relacionados a determinados dados ou serviços pode gerar problemas graves em relação ao sigilo, roubo de informações e invasão.
Como resolver- É necessário filtrar o acesso e compartilhamento de dados por meio de fornecimento de permissão para pessoas autorizadas. Os serviços de documentação de rede auxiliam no processo de acessos remotos a servidores, configuração de atividade de rede e ativação de link de internet.
Apesar de todos os mecanismos que a segurança da informação, pode ser que alguns ataques ou falhas no sistema ocorram. Diante disso, são poucas as empresas que adotam uma postura para amenizar perdas e danos relacionados aos sistemas.
Como resolver- A forma mais eficaz relacionada aos planos de contingência é a criação de backup programado. Os métodos de armazenamento da Duk Informática são seguros e eficientes.
Em uma incorporação, há muitos computadores e dispositivos conectados e interligados de várias maneiras. Um ataque direcionado a um computador de um funcionário pode abrir caminhos a invasões na rede como um todo.
Como resolver- Todos os equipamentos e dispositivos devem ser devidamente mapeados. Além disso, é preciso fazer um levantamento dos acessos de todos os servidores.
O grande problema é que as empresas insistem em analisar os custos com segurança da informação como um gasto e não como investimento.
Como resolver- A Duk Informática oferece opções de pacotes de atividades que atendem as necessidades reais do seu negócio. Dessa forma, não há o risco em contratar um serviço supérfluo ou que implique em um baixo fluxo de utilização.