Avalie este post
6 Recomendações Para Reforçar a Segurança de TI na sua Empresa

Toda informação dá amparo como estratégia de busca a algum objetivo. Por isso é relevante preservar informações sigilosas para o desenvolvimento contínuo das empresas. Isso acontece, pois, cada vez mais as empresas necessitam buscar meios de se solidificar no mercado e para alcançar tais objetivos, contam com as informações de sua estrutura para o planejamento bem sucedido do seu futuro.

Nesse aspecto, a segurança em TI tem um papel fundamental, pois com o avanço tecnológico, a criação de estratégias organizacionais de administração das informações de valor em um ambiente tanto físico quanto lógico, se tornou mais fácil, prática e também segura para os usuários e empresas.

No entanto, o ônus de necessitar de medidas mais cautelosas para preservação de dados corporativos, principalmente no caso de informações financeiras é algo a ser considerado por uma equipe de TI, pois ao passo que as informações ganham mais importância os ataques cibernéticos são uma realidade constante.

A Importância da Tecnologia da Informação

No mundo da Tecnologia da Informação (TI), dada às similaridades dos termos é comum confundir segurança em TI com segurança da informação, contudo, ambos são fundamentalmente diferentes.

Enquanto a segurança em TI é responsável pela proteção de toda a infraestrutura tecnológica da empresa, tais como:

  • Banco de Dados;
  • Computadores e Notebooks;
  • Provedores;
  • Servidores;
  • Data Centers;
  • Serviço de `Proteção de Dados, entre Outros.

A segurança da informação por sua vez possui uma amplitude maior, não se atém apenas a um tipo de tecnologia e sim a um conjunto que inclui ferramentas, estratégias e políticas de segurança, que intencionam a proteção de dados diversos de uma organização de vários problemas.

Os riscos mais comuns nesse meio são as invasões a sistemas internos e redes, que culminam em roubo das informações.

Essa é uma situação grave e como tal, precisa ser tratada com a devida importância, pois os resultados desses ataques podem causar sérios impactos a qualquer empresa, seja ele financeiro ou até mesmo ainda social, atingindo a imagem e reputação da mesma.

Para evitar se deparar com situações que possam comprometer a segurança das informações da sua empresa, algumas recomendações são valiosas:

1.Mantenha Sempre Atualizado o Antivirus

Essa é uma dica de segurança em TI de praxe para uso de qualquer tecnologia. Os antivírus têm a função de verificar a existência de vírus e softwares maliciosos, além de proteger a entrada deles no PC.

Além disso, é sempre importante utilizar um antivírus confiável que contenha atualizações constantes. Deste modo amplia-se o poder de detecção do software, pois a cada momento, novos vírus e softwares maliciosos são criados a fim de driblar esse bloqueio. Manter automatizada o processo de instalação dessas atualizações é primordial para evitar falhas humanas e para o bom desempenho do mesmo.

2.Crie Barreiras com a Proteção de Rede

A internet é um dos principais meios de informações e os sistemas informatizados dependem dela para funcionar. Com isso, se torna imprescindível criar barreiras com proteção de rede como, por exemplo, os firewalls, que por sua vez minimizam os riscos e ameaças.

3.Avalie Constantemente a Proteção de Aplicações

Para dificultar o acesso a dados e recursos da organização, proteger as aplicações é algo indispensável. Esses recursos são fundamentais para a empresa e por isso devem ser protegidos e avaliados constantemente.

4.Adote a Criptografia de Dados

A criptografia de dados é uma tecnologia que permite que os dados armazenados ou ainda em trânsito se tornem menos propensos a fraudes, por serem protegidos por um algoritmo que impossibilita leitura. Desse modo, essa tecnologia se torna altamente recomendada a todas as empresas, independente do seu segmento.

5.Utilizar Plano de Recuperação

Esse é um recurso indispensável para a segurança das informações de qualquer empresa, também conhecido como Plano de Crise consiste na elaboração de um plano de ação, caso algum desastre afete o sistema de informação da empresa. Este recurso trabalha através do planejamento da criação e utilização de backups e outras ferramentas de recuperação.

Problemas no data center, servidores ou ainda nas estações de trabalho podem gerar grandes problemas nas operações e nos negócios.

6.Crie uma Politica de Segurança da Informação

Manter uma política de segurança da informação é um modo eficiente de educar os colaboradores a lidarem com informações sensíveis da organização. Boas práticas de segurança auxiliam na proteção do sistema, uma vez que atribuem responsabilidades, permissões, restrições e uso consciente de recursos de TI.

Lembrando que esses são apenas alguns recursos que podem auxiliar no aprimoramento da segurança em TI de uma empresa. Por isso, é muito importante ter suporte de TI adequado para realizar um trabalho produtivo e seguro, como os profissionais da Duk Informática & Cloud.

Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas terá um imenso prazer em interagir com você, aproveite a oportunidade para conhecer todos os nossos serviços.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *