Toda informação dá amparo como estratégia de busca a algum objetivo. Por isso é relevante preservar informações sigilosas para o desenvolvimento contínuo das empresas. Isso acontece, pois, cada vez mais as empresas necessitam buscar meios de se solidificar no mercado e para alcançar tais objetivos, contam com as informações de sua estrutura para o planejamento bem sucedido do seu futuro.
Nesse aspecto, a segurança em TI tem um papel fundamental, pois com o avanço tecnológico, a criação de estratégias organizacionais de administração das informações de valor em um ambiente tanto físico quanto lógico, se tornou mais fácil, prática e também segura para os usuários e empresas.
No entanto, o ônus de necessitar de medidas mais cautelosas para preservação de dados corporativos, principalmente no caso de informações financeiras é algo a ser considerado por uma equipe de TI, pois ao passo que as informações ganham mais importância os ataques cibernéticos são uma realidade constante.
No mundo da Tecnologia da Informação (TI), dada às similaridades dos termos é comum confundir segurança em TI com segurança da informação, contudo, ambos são fundamentalmente diferentes.
Enquanto a segurança em TI é responsável pela proteção de toda a infraestrutura tecnológica da empresa, tais como:
A segurança da informação por sua vez possui uma amplitude maior, não se atém apenas a um tipo de tecnologia e sim a um conjunto que inclui ferramentas, estratégias e políticas de segurança, que intencionam a proteção de dados diversos de uma organização de vários problemas.
Os riscos mais comuns nesse meio são as invasões a sistemas internos e redes, que culminam em roubo das informações.
Essa é uma situação grave e como tal, precisa ser tratada com a devida importância, pois os resultados desses ataques podem causar sérios impactos a qualquer empresa, seja ele financeiro ou até mesmo ainda social, atingindo a imagem e reputação da mesma.
Para evitar se deparar com situações que possam comprometer a segurança das informações da sua empresa, algumas recomendações são valiosas:
Essa é uma dica de segurança em TI de praxe para uso de qualquer tecnologia. Os antivírus têm a função de verificar a existência de vírus e softwares maliciosos, além de proteger a entrada deles no PC.
Além disso, é sempre importante utilizar um antivírus confiável que contenha atualizações constantes. Deste modo amplia-se o poder de detecção do software, pois a cada momento, novos vírus e softwares maliciosos são criados a fim de driblar esse bloqueio. Manter automatizada o processo de instalação dessas atualizações é primordial para evitar falhas humanas e para o bom desempenho do mesmo.
A internet é um dos principais meios de informações e os sistemas informatizados dependem dela para funcionar. Com isso, se torna imprescindível criar barreiras com proteção de rede como, por exemplo, os firewalls, que por sua vez minimizam os riscos e ameaças.
Para dificultar o acesso a dados e recursos da organização, proteger as aplicações é algo indispensável. Esses recursos são fundamentais para a empresa e por isso devem ser protegidos e avaliados constantemente.
A criptografia de dados é uma tecnologia que permite que os dados armazenados ou ainda em trânsito se tornem menos propensos a fraudes, por serem protegidos por um algoritmo que impossibilita leitura. Desse modo, essa tecnologia se torna altamente recomendada a todas as empresas, independente do seu segmento.
Este é um recurso indispensável para manter a Segurança das Informações de qualquer empresa, também é conhecido, como: “Plano de Crise”, que consiste na elaboração de um plano de ação, caso algum desastre afete o Sistema de Informações da sua empresa.
O plano de ação é formado por recursos que trabalham em favor do planejamento de efetivas ações, que utilizam Soluções de Backup e outras ferramentas para a Recuperação dos seus Dados.
Problemas de perda de Dados no Data Center, Servidores ou ainda nas estações de trabalho, são capazes de gerar grandes pausas nas operações e nos negócios.
Em casos de dificuldades na Recuperação dos seus dados, indicamos a RAID Recovery.
Manter uma política de segurança da informação é um modo eficiente de educar os colaboradores a lidarem com informações sensíveis da organização. Boas práticas de segurança auxiliam na proteção do sistema, uma vez que atribuem responsabilidades, permissões, restrições e uso consciente de recursos de TI.
Lembrando que esses são apenas alguns recursos que podem auxiliar no aprimoramento da segurança em TI de uma empresa. Por isso, é muito importante ter suporte de TI adequado para realizar um trabalho produtivo e seguro, como os profissionais da Duk Informática & Cloud.
Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas terá um imenso prazer em interagir com você, aproveite a oportunidade para conhecer todos os nossos serviços.