Avalie este post
Ataques Cibernéticos (Ransomware)

Segundo o laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, o dfndr lab, o número de ataques cibernéticos no Brasil em 2018 quase dobrou, sendo mais de 120,7 milhões de links maliciosos detectados apenas no primeiro semestre do ano passado.
A Breach Level Index (Índice de Nível de Violação), divulgou que em 2018 mais de 4,55 bilhões de registros de dados são comprometidos no mundo inteiro, cerca de 291 são roubados ou perdidos a cada segundo, aproximadamente 25 milhões todos os dias.
A maioria dos ataques passa despercebido pela maior parte das pessoas e empresas, porém, muitos têm potencial catastrófico, como o caso do ramsonware chamado ‘WannaCry’, que sequestrou sistemas de diversos países, afetando consumidores, empresas, hospitais e até departamentos governamentais como uma companhia elétrica da capital ucraniana, Kiev que causou queda de energia em toda a cidade.

Como Funciona o Ransomware?

O ransomware é um tipo de malware (arquivo malicioso) que sequestra o computador do indivíduo, através de e-mails, pop-ups, links em que o usuário é direcionado para um site falso (muitas vezes em HTTPS) no qual o vírus está instalado, entre outros. Ao sequestrar o computador, os ataques de ransomware buscam arquivos criptografados individuais da vítima e para ter os arquivos de volta, o hacker exige o pagamento do resgate em Bitcoins, contudo não há nenhuma garantia de que a chave de descodificação será entregue para a vítima.

Como se Proteger de ataques Cibernéticos Desse Tipo?

Quase dois anos depois do ataque massivo do WannaCry que afetou mais de 700 mil pessoas em todo o mundo, esse ransomware ainda está ativo e além dele, outros ataques do tipo continuam acontecendo. O alvo preferido dos ataques são redes corporativas (mais de 26,2%), porém golpes menores em pequenos comerciantes e prestadores de serviços, como restaurantes também são comuns.

A Kaspersky Lab estima que ao menos metade das empresas brasileiras já sofreu algum tipo de ataque cibernético e destes aproximadamente 65% dos negócios não tiveram seus dados devolvidos (dados de 2017).

Por esse motivo é importante saber defender-se dos diferentes ataques cibernéticos, incluindo os diferentes tipos de ransomware, veja a seguir algumas medidas que auxiliam na defesa dos dados:

  • Realização de Backup – Criar cópias de seus arquivos regularmente é uma forma de manter seus dados a salvo, esse serviço é bastante utilizado pelas empresas, pois mantém dados de negócios mais seguros. Cuide para que essas cópias tenham apenas a permissão de leitura ou escrita, para que o atacante não tenha a chance de modificar ou apagar arquivos;
  • Antivírus Sempre Atualizado – Possuir um antivírus atualizado é muito importante, como os ataques estão cada vez mais frequentes, ter um antivírus eficiente e mantê-lo sempre atualizado, te previne que certos ataques venham ocorrer;
  • Precaução com Links Desconhecidos – Links maliciosos são a porta de entrada para que os ataques ocorram, deve-se tomar muito cuidado onde clicar, por essa razão, sempre desconfie de qualquer link;
  • Configurações do Windows – Habilite as configurações do Windows que mostra a extensão de arquivos, pois assim é possível identificar e distinguir arquivos potencialmente maliciosos mais facilmente;
  • Sistema Operacional – Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado, bem como navegadores e outros programas. Durante os ataques, os criminosos procuram por “fraquezas”, vulnerabilidades em softwares que possam comprometer o sistema.

Existem muitas outras medidas que podem ser tomadas para se proteger de ataques cibernéticos, como interromper a conexão com a internet caso perceba o ataque de um ramsonware pode ser uma solução, caso isso não funcione, tente descobrir o nome do malware, pois a depender da versão do vírus, a restauração pode ser mais simples.

Com a grande importância em proteção dos dados evidenciada, contar com profissionais capazes de cuidar de toda a defesa e problemas causados por ataques cibernéticos é fundamental. A Duk Informática & Cloud é uma empresa que presta serviços de gestão e administração de toda a TI da sua empresa, o que mantém toda a infraestrutura sempre atualizada, realizamos também rotinas de backups eficientes, para manter sempre protegida toda e qualquer informação crucial para o seu negócio.

Não deixe suas informações vulneráveis, entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas condições.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *