Our Blog

5 (100%) 3 votes
Principais Tipos De Cloud Computing

O conceito de cloud computing surgiu para tornar o worflow das empresas mais clean, possibilitando que as organizações capacitem seus colaboradores para se dedicarem ao que possui real importância, ou seja, focar-se em seu próprio negócio.

A computação em nuvem desobriga as empresas a manterem uma infraestrutura tradicional, eliminando questões no tangente à aquisição, manutenção e planejamento de TI. Isso ocorre graças a sua crescente adoção na realidade empresarial, que promoveu uma série de novos modelos de estratégias em diferentes níveis de controle, flexibilidade e gerenciamento da TI como um serviço, que envolve a infraestrutura, plataforma e software, de modo a ajudar a definir a melhor estratégia para as suas necessidades.

Neste artigo falaremos dos três principais tipos de cloud computing, a infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e o software como serviço (SaaS), então continue a leitura para entender melhor esse universo.

Tipos De Cloud Computing

 

  • Infraestrutura Como Um Serviço – IaaS – A infraestrutura como um serviço (Infrastructure as a Service), IaaS é um tipo de cloud computing no qual o usuário é o responsável por gerir todos os processos em nuvem, programas e sistemas operacionais, o que caracteriza a IaaS como o mais básico dos 3 modelos.
    Porém, com ela a empresa pode solicitar cada componente como um serviço separado, ou seja, cada nono serviço é contratado de acordo com a demanda e necessidade de cada cliente, em um modelo de pagamento flexível, podendo aumentar ou reduzir a quantidade facilmente.Com a IaaS a empresa tem acesso virtual ou por hardware dedicado aos recursos e redes de computadores e armazenamento em banco de dados na nuvem, com muito mais controle de gerenciamento sobre os recursos da sua TI.
  • Plataforma Como Um Serviço – PaaS – Empresas que buscam por uma plataforma de desenvolvimento de aplicações e não querem se preocupar com toda a infraestrutura subjacente devem optar pelo tipo de cloud computing conhecido como PaaS (Plataform as a Service).A plataforma como serviço, não requer o gerenciamento da estrutura como hardwares e sistemas operacionais, por exemplo, possibilitando que empresas e desenvolvedores independentes foquem suas energias na criação, implantação e gerenciamento de novas aplicações.Dessa forma, a empresa ganha em eficiência e exclui preocupações referentes à aquisição de recursos, planejamento, capacidade (memória), patching, manutenção de software, entre outros tipos de trabalhos “pesados” similares que possuem relação com a execução de um aplicativo.
  • Software Como Serviço – SaaS – Com o software as a servisse (SaaS), o foco são as aplicações para o usuário final. Isso por que, esse tipo de cloud computing entrega um produto completo, no qual o usuário (ou empresa) não precisa preocupar-se coma execução e gerenciamento de nenhum aplicativo, pois essas funções ficam a cargo do provedor de serviços.A SaaS possibilita que as empresas se preocupem única e exclusivamente com o uso funcional de cada aplicação, podendo esquecer como a infraestrutura subjacente é gerenciada ou cada software mantido.Um exemplo claro são aplicações como um webmail ou o Google app’s que substituem aplicativos instalados diretamente nos dispositivos (ocupando espaço de ROM) e possibilita que, um software feito sob demanda, no qual o fornecedor responde por todos os problemas, possa ser aberto simultaneamente em diferentes dispositivos através da nuvem.

A Duk Informática & Cloud destaca-se no mercado de soluções para tecnologia da informação em nuvem por entender a necessidade de cada cliente e apresentar as melhores soluções para cada empresa. O motivo é simples! Nós entendemos que cada organização tem o seu core business bem definido, por esse motivo, nem sempre possuem uma equipe de TI apta a administrar e gerenciar por completo os três principais tipos de cloud computing. Logo, para esses momentos podem contar conosco.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *