Our Blog

5 (100%) 1 vote
Vantagens do Outsourcing de TI Para Empresas

É fato que a TI se consolidou como peça indispensável para o funcionamento eficiente e ágil, de qualquer empresa que intenciona apresentar e oferecer produtos e serviços de qualidade, de maneira ágil e com enfoque na redução de custos operacionais.

Dessa maneira, o outsourcing de TI tem ganho muito mais espaço e conquistado cada vez mais gestores que buscam preocupar-se com o seu campo de atuação de fato sem perder a qualidade dos serviços em tecnologia da informação.

O Que é Outsourcing de TI

O conceito de outsourcing está relacionado com a terceirização de serviços, normalmente com atividades que não dizem respeito ao núcleo principal de negócios de uma empresa. Entretanto, a gerência de áreas cruciais para uma organização como o controle financeiro, gestão de sistemas e o setor de TI está sendo cada vez mais utilizado.

A importância do setor é tamanha que o Brasil já é classificado como a sétima maior economia do mundo no segmento de TI, movimentando mais de US$ 60 bilhões por ano, segundo dados do Estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços de 2015, feito pela Internacional Data Corporation (IDC).

Resumidamente, o serviço de outsourcing significa terceirizar serviços e/ou tarefas específicas de uma empresa, passando a responsabilidade de gerir a área para fornecedores externos. O conceito de outsourcing de TI então está relacionado com a gestão e administração de todos os problemas da infraestrutura da TI de uma empresa, com profissionais contratados pela empresa terceirizada, dispostos 24 horas por dia a solucionar todos os tipos de questões e incidentes.

Tipos de Outsourcing de TI

Existem três tipos de outsourcing de TI, que dizem respeito basicamente ao local no qual as terceirizações serão feitas, são eles:

  • Offshore Outsourcing – consiste na terceirização de tarefas como suporte e manutenção de infraestrutura e desenvolvimento de software em países em desenvolvimento. Isso porque, nesses locais os preços praticados para a contratação de profissionais capacitados são menores, algo muito atraente em momentos de instabilidade econômica.

Contudo é preciso ficar atento, pois o choque cultural e os problemas de comunicação costumam ser comuns nesse modelo outsourcing.

  • Onshore Outsourcing – nesta modalidade de outsourcing os serviços são terceirizados para uma empresa externa, mas do mesmo país, facilitando a barreira da falha na comunicação existente no modelo anterior.
  • Nearshore Outsourcing – esse modelo de outsourcing é uma mescla dos serviços anteriores, cujo terceiriza a TI para países próximos com língua e fuso horário semelhantes, muito comum nos anos de 1990.
  • Motivos e Vantagens do Outsourcing de TI

    Os motivos para terceirizar parte ou 100% da TI em uma empresa podem variar, contudo, as razões costumam ser próximas de uma organização para outra, os principais motivos são:

    • Foco nos negócios, core business;
    • Proteger-se contra riscos gerais relacionados à tecnologia da informação, muitas vezes causados pela falta de conhecimento ou pessoal capacitado;
    • Dificuldades internas em montar uma boa equipe de TI;
    • Alto custo de implementação, como a tecnologia evolui a todo instante, a alta demanda econômica para investimento em TI é um grande impeditivo para as empresas. Por esse motivo, a contratação de empresas especializadas é uma ótima saída, pois tanto o hardware quanto os softwares estarão constantemente atualizados.

    Assim como os motivos, as vantagens no outsourcing de TI são muitas, graças à eficiência, agilidade e qualidade na gestão de TI, pois eliminando os problemas e preocupações com a gestão e manutenção da infraestrutura de tecnologia da informação a empresa contratante pode focar-se no desenvolvimento pleno e eficiente de suas atividades, aprimorando sua competitividade.

    Além disso, ter uma equipe orgânica de TI pode ser bastante caro, com isso o outsourcing promove uma significativa redução de custos gerais com pagamentos muitas vezes flexíveis. Outro ponto extremamente importante é o acesso constante a tecnologias e métodos atualizados.

    Por fim, a empresa que utiliza o serviço de terceirização da TI os profissionais orgânicos podem focar-se melhor nas atividades que dominam, aumentando sua produtividade e apresentando maiores resultados no departamento de TI.

    Por esse motivo, a Duk Informática & Cloud, atua a mais de 11 anos no mercado de TI oferecendo as melhores soluções para todas as deficiências em TI de seus clientes, desde o desenvolvimento de um mapa de rede completo até a plena administração da infraestrutura de empresas de pequeno e médio porte. Para mais informações acesse nosso site e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *