É fato que a TI se consolidou como peça indispensável para o funcionamento eficiente e ágil, de qualquer empresa que intenciona apresentar e oferecer produtos e serviços de qualidade, de maneira ágil e com enfoque na redução de custos operacionais.
Dessa maneira, o outsourcing de TI tem ganho muito mais espaço e conquistado cada vez mais gestores que buscam preocupar-se com o seu campo de atuação de fato sem perder a qualidade dos serviços em tecnologia da informação.
O conceito de outsourcing está relacionado com a terceirização de serviços, normalmente com atividades que não dizem respeito ao núcleo principal de negócios de uma empresa. Entretanto, a gerência de áreas cruciais para uma organização como o controle financeiro, gestão de sistemas e o setor de TI está sendo cada vez mais utilizado.
A importância do setor é tamanha que o Brasil já é classificado como a sétima maior economia do mundo no segmento de TI, movimentando mais de US$ 60 bilhões por ano, segundo dados do Estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços de 2015, feito pela Internacional Data Corporation (IDC).
Resumidamente, o serviço de outsourcing significa terceirizar serviços e/ou tarefas específicas de uma empresa, passando a responsabilidade de gerir a área para fornecedores externos. O conceito de outsourcing de TI então está relacionado com a gestão e administração de todos os problemas da infraestrutura da TI de uma empresa, com profissionais contratados pela empresa terceirizada, dispostos 24 horas por dia a solucionar todos os tipos de questões e incidentes.
Existem três tipos de outsourcing de TI, que dizem respeito basicamente ao local no qual as terceirizações serão feitas, são eles:
Contudo é preciso ficar atento, pois o choque cultural e os problemas de comunicação costumam ser comuns nesse modelo outsourcing.
Os motivos para terceirizar parte ou 100% da TI em uma empresa podem variar, contudo, as razões costumam ser próximas de uma organização para outra, os principais motivos são:
Assim como os motivos, as vantagens no outsourcing de TI são muitas, graças à eficiência, agilidade e qualidade na gestão de TI, pois eliminando os problemas e preocupações com a gestão e manutenção da infraestrutura de tecnologia da informação a empresa contratante pode focar-se no desenvolvimento pleno e eficiente de suas atividades, aprimorando sua competitividade.
Além disso, ter uma equipe orgânica de TI pode ser bastante caro, com isso o outsourcing promove uma significativa redução de custos gerais com pagamentos muitas vezes flexíveis. Outro ponto extremamente importante é o acesso constante a tecnologias e métodos atualizados.
Por fim, a empresa que utiliza o serviço de terceirização da TI os profissionais orgânicos podem focar-se melhor nas atividades que dominam, aumentando sua produtividade e apresentando maiores resultados no departamento de TI.
Por esse motivo, a Duk Informática & Cloud, atua a mais de 11 anos no mercado de TI oferecendo as melhores soluções para todas as deficiências em TI de seus clientes, desde o desenvolvimento de um mapa de rede completo até a plena administração da infraestrutura de empresas de pequeno e médio porte. Para mais informações acesse nosso site e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.