Nos dias atuais o avanço tecnológico tem contribuído cada vez mais para as empresas tornarem seus processos e operações mais eficientes e produtivos. Os gestores que aderem a utilização de ferramentas digitais têm grandes possibilidade de evoluírem o seu negócio.
Mas é importante lembrar que utilizar essa tecnologia de maneira incorreta, pode colocar os dados da sua empresa e dos seus clientes em risco.
Pensando nisso, gestores estão cada vez mais atentos e preocupados com a segurança das informações e buscando garantir maior proteção aos seus clientes.
Em agosto de 2018, foi publicada a lei 13.709/2018 que regulamenta como as entidades devem tratar dados pessoais e quais são seus deveres éticos em relação as informações que foram coletadas.
Informações que podem ser de clientes ou até mesmo de colaboradores, todas elas deverão ser tratadas de acordo com a lei, começando pela coleta até ao armazenamento.
A importância é a transparência que as organizações deverão ter com o titular da informação, ou seja, o consumidor vai pode entender e acompanhar o que estão fazendo com seus dados e em que eles estão sendo utilizados, assim é possível verificar se tal informação foi autorizada ou não, para a prática em questão.
Com isso as pessoas estão asseguradas por lei e tem o direito de atualizar ou até mesmo excluir informações que estiverem erradas. Caso essa informação seja vazada, os responsáveis serão punidos por meio de multas.
Muitas informações são adquiridas ou mantidas por meio digital e de acordo com as analises que fizemos até aqui, observamos que é de extrema importância ter um ambiente seguro e protegido para manipular esses dados.
A segurança da informação visa a proteção desses dados e também garante que eles estejam armazenados em um local seguro e de acesso restrito, evitando que pessoas externas não tenham acesso a eles.
É de fundamental importância que o setor de TI da sua empresa, saiba como funciona os critérios da segurança da informação e assim construir um ambiente seguro para o seu negócio, que proporcione integridade, disponibilidade e confidencialidade a esses dados. Assim a empresa em geral conseguirá realizar práticas que torne e mantenha essas informações seguras, além de não precisar se preocupar com riscos aos dados dos seus clientes pois todos eles estarão muito bem protegidos.