Manter uma estratégia de backup diário é um ponto extremamente importante para garantir a segurança dos dados de qualquer empresa, não importando o segmento, pois o bem maior de um empreendimento atualmente é a informação.

Mas como saber se o backup diário é a melhor forma de armazenar as informações de maneira segura e claro eficiente para que sempre que necessário elas estejam acessíveis e os restores aconteçam sem problemas? É isso que nós da Duk Informática & Cloud iremos mostrar a seguir.

Qual o Objetivo do Backup Diário

Imagine: você inicia o seu computador e por qualquer motivo ele não liga ou fica travado, em tela preta. O que fazer?

Esse tipo de situação acontece com uma frequência muito maior do que imaginamos e esperamos. Por esse motivo, as soluções de backups são cruciais para garantir a integridade dos dados. Porém, a depender da frequência que escolhemos para realizar o armazenamento, como um backup semanal, por exemplo, pode não garantir que todos os dados perdidos sejam recuperados.

Para evitar esse cenário, o backup diário é a melhor escolha. Normalmente, o primeiro requisito para que uma empresa opte pelo backup feito diariamente é o alto volume de dados e informações gerados diariamente.

Os Principais Objetivos do Backup Diário São:

  • Permitir a recuperação de dados individuais, usado geralmente quando um determinado arquivo é acidentalmente apagado;
  • Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma única vez, ou seja, quando acontece alguma alteração mal sucedida que apaga todos os softwares e arquivos, ou quando surge o cenário descrito anteriormente do computador apresentar mau funcionamento sem causa específica.

Principais Tipos de Backup

Para os leigos no assunto, um backup pode ser realizado apenas como uma cópia idêntica de todos os dados presentes no computador, o que significa que caso não haja alterações de um dia para o outro, também não há a necessidade de realizar novos backups.

Contudo, apesar de ser possível configurá-los dessa forma, existem ao menos 3 tipos de backups diferentes: completo, incremental e diferencial, que levam o conceito há um patamar muito mais elaborado e efetivo para empresas.

Mas como saber qual é o tipo ideal para ser usado diariamente?

Como dissemos anteriormente, quando o indivíduo tem um alto fluxo de dados gerados e alterados diariamente, o backup diário é a melhor forma de garantir que tudo permaneça seguro e a escolha do tipo do processo pode definir a eficiência tanto para o salvamento dos dados, quanto para a restauração quando necessária.

  • Backup Completo - O backup full, como também é conhecido salva todos os arquivos armazenados no sistema, por esse motivo sua velocidade é mais lenta quando comparado aos outros métodos, porém, a velocidade de restauração de dados é mais eficiente que o método incremental.
    Outro ponto a se considerar é o espaço físico necessário que normalmente é maior, contudo requer apenas um único arquivo para restauração completa de dados.
    Sua principal desvantagem é o armazenamento de arquivos clonados, o que por ventura pode tornar o espaço disponível insuficiente;
  • Backup Incremental - Este método realiza cada backup de um arquivo novo ou de dados alterados desde o último backup feito, de qualquer tipo. A velocidade de salvamento dos dados é rápida, porém a de restauro é mais lenta que os outros tipos. Por outro lado, os backups incrementais necessitam de menos espaço de armazenamento e não clona nenhum arquivo durante os novos salvamentos;
  • Backup Diferencial - Este tipo de backup pode ser considerado o mais “inteligente” dos 3, pois realiza o armazenamento apenas de dados que já passaram por alguma alteração desde a última cópia completa, ou seja, ele é mais seletivo.
    Por esse motivo, a velocidade de backup é extremamente rápida, assim como a de restore dos dados, porém, é necessário um espaço de armazenamento maior que o método incremental.

A escolha do método de backup diário ideal para a sua empresa é crucial, pois além de economizar recursos financeiros, ainda garante a máxima eficiência em qualquer situação na qual seja necessário ter acesso às informações.

Por esse motivo, contar com o auxílio de uma empresa com mais de 11 anos de experiência no mercado é fundamental. A Duk Informática & Cloud possui os melhores especialistas que irão analisar as necessidades da sua companhia e descobrir qual o melhor tipo de backup diário para você. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso serviço ou o sobre outros serviços como o serviço de backup nas nuvens.

Gostou dos nossos serviços, estamos preparados para lhe atender, use um de nossos canais de comunicação para podermos ajudar a ter uma TI mais eficiente.