Uma maneira de evitar que problemas comuns como um ataque de vírus ou ransomwares possam comprometer severamente seus dados e informações é através de uma estratégia coerente de backup de dados. Tal estratégia pode envolver a instalação de um antivírus atualizado e outros métodos de armazenamento, como em HD, servidores, nuvem e claro, o backup em fita.

No dia a dia de uma empresa, estamos sujeitos a diversos riscos que podem comprometer os dados, além dos problemas cibernéticos, imprevistos como picos de energia, incêndios e inundações podem ocorrer e destruir todos os dados.

Por esse motivo, o armazenamento em diferentes locais e mídias pode ser a estratégia mais adequada para a realidade de muitas empresas e um método extremamente importante e muito difundido é o backup em fita, veja a seguir as razões para utilizar esse método considerado por muitos ultrapassado.

Razões Para Utilizar o Backup Em Fita

O armazenamento em fita é um método que oferece diversas vantagens com relação aos tipos de backup semelhantes, veja as principais razões para o backup em fita utilizado pela Duk Informática & Cloud a seguir:

  • Armazenamento Simples e Longevidade - Apesar de ocupar pouco espaço físico em racks as fitas possuem uma grande capacidade de armazenamento, por esse motivo são uma solução fácil e eficiente para backup corporativo.
    Outro fator importante é a longevidade desse sistema de armazenamento, os modelos mais recentes são capazes de guardar os arquivos por mais de 20 anos, enquanto os discos rígidos costumam apresentar falhas muito antes. Além de necessitar de energia apenas quando forem conectadas, para armazenamento as fitas não consomem energia alguma;
  • Segurança - Usando o WORM (Write Once, Read Many), escreva uma vez, leia diversas, em tradução livre, é possível criptografar os arquivos armazenados em fita, o que previne contra acessos não autorizados e sobreposição de dados.
    Além disso é possível criar cópias em diversas fitas e armazena-las em locais diferentes, aumentando exponencialmente o nível de segurança das suas informações;
  • Peças Móveis - Em comparação com HDs, as fitas são mais resistentes a choques pois seu mecanismo é simples e possui menor número de peças, o que diminui drasticamente as chances de travamento mecânico. Além disso, como não possuem cabeça de unidade interna ou eixos as chances de sobreviverem ilesas a quedas são muito maiores;
  • Custos - Em comparação com os métodos de armazenamento concorrentes, o backup em fita tem um custo por GB muito menor, mesmo contra métodos de discos e nuvem. Isso é possível pois cartuchos simples de fita podem armazenar muitos terabytes de dados.
    Outra vantagem é quanto ao requerimento de armazenamento das fitas, que diferentes de outros métodos, não requer um ambiente extremamente controlado, apenas com a temperatura e umidade adequadas as fitas podem ser guardadas sem problemas maiores;
  • Escalabilidade - Muitos métodos são extremamente custosos, o armazenamento em disco requer a aquisição de hardwares dispendiosos, além de custos adicionais com energia e arrefecimento. Em comparação as fitas possuem custos bem menores de aquisição e como não ocupam muito espaço é possível ampliar o estoque quase que infinitamente;
  • Velocidade - As fitas são capazes de realizar os backups em uma velocidade de até 120 MB por segundo e são capazes de transmitir 864 GB de dados compactados 2:1 a cada hora.

Para conhecer mais sobre os métodos de backup em fita entre em contato com a Duk Informática & Cloud, somos uma empresa especializada em soluções de TI e conheça todos os tipos de backups que temos disponíveis. Aproveite para saber mais sobre todos nossos produtos e serviços

Gostou dos nossos serviços, estamos preparados para lhe atender, use um de nossos canais de comunicação para podermos ajudar a ter uma TI mais eficiente.