Pense no seguinte cenário: seus itens de valor ficam mais seguros quando armazenados em um único espaço ou deixá-los guardados em diferentes lugares é a atitude mais correta? Quando falamos de dados e informações digitalmente armazenadas a premissa de segurança é a mesma e os métodos de backup externo são realmente seguros.

Há tempos o conceito de valor vem se tornando cada vez mais intangível, não são apenas os itens e objetos possuem poder monetário, os dados e informações tem a mesma importância no mundo corporativo. Por esse motivo, as estratégias de backup, fazem parte das ações básicas para garantir a segurança de ativos que podem manter o valor da sua empresa frente a competição.

Vantagens do Backup Externo

Por vezes o fazer backup externo é a escolha favorita de empresas pois existem diversas formas de realizar o armazenamento e garantir uma cópia de segurança dos dados. As inúmeras formas incluem, HD externos, backup em fita, backup na nuvem, servidores locais, entre outros.
Cada método traz consigo vantagens indiscutíveis, como o back em HD’s e fita que possuem uma taxa de transferência muito rápida e por esse motivo torna o backup completo e incremental extremamente viáveis.

Em contrapartida, o backup nas nuvens, além de ser extremamente rápido ainda tem a vantagem da localização geográfica desconhecida e em diferentes partições, tornando o acesso aos dados completos praticamente impossível.

De qualquer forma, independente do tipo de backup externo escolhido, existe a certeza da segurança, além de outras vantagens como:

  • Escalabilidade para atender o constante crescimento no volume dos dados sem se preocupar com o espaço físico disponível e sem necessitar comprar novas mídias e equipamentos na maior parte dos casos;
  • O Backup nas nuvens, apesar da separação geográfica permite que todas as informações fiquem centralizadas e em sincronia, crucial para empresas que possuem outras sedes;
  • O material do backup em fita foi feito para absorver choques melhor que qualquer outro equipamento, por esse motivo são extremamente resistentes ao choque;
  • O backup em HD (disco rígido) funcionam interligados por sistemas de backup de rede, que podem ser executados juntos ou separadamente;
  • O backup automatizado em servidores locais é sua maior vantagem, permite uma grande escalabilidade e suporta uma gigantesca quantidade de arquivos e dados, sendo ideais para grandes empresas.

Planejamento de Backup e Restore

Além de conhecer o tipo ideal de backup externo é importante implementar uma rotina de planejamento de backup e restore. Isso porque é comum, ao realizar o armazenamento não encontrar nenhum problema, contudo, muitas vezes durante a recuperação dos dados, uma série de imprevistos podem surgir.

O planejamento de backup e restore é feito para impedir tais imprevistos, no momento da restauração dos dados. Isso pode ser feito a partir da escolha do método, pois assim é possível saber o tempo e quantidade de espaço físico disponível entre outras questões.

Nesse aspecto, contar com uma empresa capaz de realizar tal planejamento e garantir que todos os dados em qualquer momento esteja sempre acessível é fundamental. A DUK Informática & Cloud possui uma equipe especializada para analisar as principais necessidades da sua empresa e indicar tanto o método adequado de backup quanto o melhor planejamento.

Entre em contato conosco, conheça mais sobre nossos produtos e serviços e tire vantagem da nossa eficiência para que a sua empresa nunca pare.

Gostou dos nossos serviços, estamos preparados para lhe atender, use um de nossos canais de comunicação para podermos ajudar a ter uma TI mais eficiente.